9/11/2009

Dia Internacional do Crochê - Rosa de Crochê

Fiz essa rosa de crochê para homenagear todas as crocheteiras que passam por aqui. O vidro de perfume sub entendesse que seja o perfume que você não pode sentir. Abaixo um texto (embóra um pouco longo) mas, belíssimo de uma escritora de revista de nome Cristina Martins que gostaria que voces lessem. Deixem sua mensagem ok?

**********************

Há algo de antigo, ancestral, em um trabalho de crochê. Pensar que tudo aquilo é um único fio, trabalhado com carinho e paciência, enroscado em torno de si mesmo, como uma teia tecida por aranha benigna, mistério profundo aos olhos de quem não sabe a técnica, segredo imediatamente revelado a olhos experientes, que vêem um trabalho pronto, pegam-no nas mãos e sorriem para si mesmos, como se dissessem “Ah, é assim que foi feito…”, com ar de quem também decifrou o enigma, como se fizesse parte do círculo secreto das iniciadas na técnica ‘milenar’ do crochê.
Quem não entende, não sabe como fazer, olha um trabalho pronto, pega-o nas mãos e franze a testa, dizendo para si mesmo “Que desperdício de tempo, quanta paciência, é mais rápido e barato comprar algo feito à máquina, eu é que não faria isso…” E estão certos.
Realmente é mais barato e rápido, mas quem faz parte do primeiro grupo sabe que não é por economia de tempo ou dinheiro que se faz crochê. É como pintura, escultura, literatura, dança ou qualquer outra arte: faz-se porque se gosta, porque se sabe fazer, porque ao se ter o trabalho pronto experimentamos uma satisfação interior, de coisa bem feita, de coisa feita com carinho, e no caso de uma arte “menor” como o crochê e outros artesanatos, o trabalho tem uma utilidade, vai aquecer ou enfeitar a si mesma ou alguém querido.
Eu disse “arte menor”. Não é o que eu penso, mas parece que é o que se pensa. Arte, com A maiúsculo, é aquela feita por pessoas talentosas, famosas (ou que um dia serão), apesar de nem sempre serem pessoas que “vivem da Arte”. No sentido material. Ainda mais em nosso país, se bem que os artistas, de uma forma geral, nem sempre conseguiram viver da própria arte. Van Gogh que o diga…
A ideia geral é que Arte é algo sem utilidade, alimento do espírito, e com o que só os ricos gastam dinheiro. Aquilo que tem utilidade, ou o que não se enquadra nas categorias artísticas clássicas, é artesanato; coisa de amador, de dona-de-casa. Quem faz sabe o trabalho, carinho, e tempo despendidos, mas quem compra sempre acha caro, não dá o devido valor.
Artesãos em geral só conseguem viver da própria Arte se morarem e trabalharem em cidade turística, fazendo algo pitoresco, do gosto dos turistas, ou se tiverem um desenvolvido senso comercial, para unir seu gosto artístico com o gosto dos prováveis compradores. O problema é que nem sempre quem tem o senso artístico desenvolvido também desenvolveu o senso comercial, então o artesão tem que aprender a ser competente nas duas áreas; isso é bom para ele, pois suas chances de sucesso empresarial aumentam, mas nem todos o conseguem. É aquela clássica imagem do artista “morto de fome” na água-furtada parisiense, que vive só para sua arte e esquece de coisas prosaicas do dia-a-dia, como comer ou pagar as contas.
Os tempos mudaram; hoje é preciso ter um senso empresarial minimamente desenvolvido para se ter sucesso em qualquer empreendimento, até um carrinho de pipoca. E isso se aprende, basta precisar e querer; há muitos cursos, livros, e na pior das hipóteses, pode-se aprender por conta própria, que sempre é o meio mais difícil; não que não funcione, às vezes é como se aprende melhor, e depois não se esquece. Aprendi muitas coisas por conta própria, sei o que digo. (Cristina Martins)



Um beijo carinhoso!

4 comentários:

senhoritta disse...

Lida sua rosa amei de paixão !!!
Beijocas

Clara Azevedo disse...

Linda, delicada,suave...Bem, toda mulher gosta de rosas!!!
Beijinhos

Unknown disse...

Que rosa bonita vou levar comigo.
Obrigado por ter visitado o meu blog e pela amizade.
Beijinhos e boa semana
Manuela

Unknown disse...

Oi Malu faz pouco tempo que fiquei sabendo do dia internacional do crochê, e fiquei feliz por saber que esse dia existe. Acho muito merecido e justo termos esse dia pra comemorar.Adoo crochê, trico e tuo que é artesanato. Um abraço sonia ap.